Sites confiáveis são fundamentais para efetuarmos nossas atividades na internet. Muitas pessoas se deixam enganar pelo cadeado ao ao lado do nome do site no navegador ou por algumas imagens que tentam dar um certa ar de idoneidade ao site, porém nada disso indica que um determinado site ou loja virtual seja confiável e você certamente acabará caindo em um golpe.
Site confiável.

Sites confiáveis são aqueles que realmente entregam o que prometem e sem coisas enrolação e sem nenhum tipo de “porém ” escondido, como vírus, mineração de criptomoedas, etc.
Para o intuito deste post, não vamos fazer juízo de valor se o que o site está vendendo é legal ou ilegal, vamos nos centrar em lhe mostrar alguma técnicas para identificar sites falsos e sites verdadeiros.
Identificando sites verdadeiros
Erroneamente, as pessoas pensam que o simples fato de um site possuir o cadeado ao lado do nome indica que o site é verdadeiro, mas isso não é verdade. A função daquele cadeado é apenas informar ao internauta que o site usa criptografia, ou seja, que as informações que trafegam naquele site são protegidas contra terceiros e que aquela página ou loja e realmente está hospedado no servidor que responde por aquele nome.
Você está acessando o site https://aainfo.com.br, você verá um cadeado ao lado do nome do site e se clicar no cadeado aparecerá a informação de que a conexão é segura. Sim este site é seguro mas não pelos fato de aparecer este cadeado, mas pelo fato de que as intenções por trás do site são intenções comerciais honestas, e isso é que faz a diferença.
Em sites honestos, você pode até ter, eventualmente, um problema ou outro com entrega, qualidade de produto ou até mesmo de atendimento, porém são sites que se empenham para realmente entregar o que prometem.
Sites falsos, por outro lado, são sites que geralmente são criados para enganar o internauta e obter algum tipo ilícito de ganho, normalmente estelionato, mineração de criptomoedas, disseminação de vírus ou simplesmente para que você seja impactado por publicidade e fazer com que esses sites sejam monetizados.
Quais tipos de sites falsos existem?
Lojas virtuais são o tipo mais comum de sites falsos, isso por quê é bem fácil implementar, o estelionatário recebe o dinheiro quase que imediatamente e , como existe o prazo de entrega, os estelionatários tem tempo de sobra para aplicar golpe em centenas e até milhares de pessoas antes que o nome da loja vá parar no reclameaqui.com.br ou até mesmo que seja realizado boletins de ocorrência.
Quando a lucratividade do golpe diminui devido às inúmeras reclamações que passam aparecer na internet, simplesmente tiram o site do ar, mudam o nome, mudam as cores e recolocam o site no ar para recomeçar os golpes.
Como proceder então?
Bom senso
Em primeiro lugar, é preciso ter bom senso. Se um site está oferecendo um determinado produto a um preço muito abaixo dos demais, saiba que, ou o produto é produto de roubo, ou o dono site não pretende lhe entregar o produto.
Cuidado com a compra por impulso. A maior parte das vítimas de crimes digitais compraram por impulso sem antes se certificar que os sites eram confiáveis.
Lojas conhecidas
Procure comprar em lojas recomendadas por amigos e conhecidos, mas certifique-se que a pessoa que indicou realmente já comprou algumas vezes naquela loja, isso não impede mas reduz bastante a possibilidade de golpe. Lojas famosas também são recomendadas, mas cuidado que muitos estelionatários clonam sites de lojas famosas.
Atenção pra o domínio da lojas de sites confiáveis
O domínio é o nome do endereço da loja na internet. Lojas clonadas além de serem muito parecidas com a loja verdadeira, ainda costumam usar endereços parecidos para parecerem mais confiáveis.
Se você está comprando de um site do Magazine Luiza, o nome do endereço tem que pertencer ao Magazine Luiza. Você pode consultar o nome da loja virtual que você pretende comprar aqui no nosso site.
Prefira sites ” .com.br ” pois são sites registrados no Brasil e portanto sua propriedade é de conhecimento público, o que facilita encontrar os responsáveis pelo site.
Tempo de registro do domínio
Uma característica em comum dos sites falsos é que normalmente eles não tem mais de 1 ano de registro, isso porque o tempo de vida do site é um em média 6 meses, que é o tempo onde começarão a aparecer as reclamações na internet e a lucratividade do golpe para a ser reduzida.
Normalmente após esse período, os estelionatários toram o site do ar, compram outro domínio e recomeçam o golpe.
Tempo de CNPJ da empresa
Toda empresa brasileira obrigatóriamente tem que ser inscrita no cadastro nacional de pessoas jurídicas, caso contrário essa empresa não existe formalmente. Muitos estelionatários abrem empresas em nome de laranja para aplicar os golpes. Normalmente leva alguns meses para a vítima que teve seu nome indevidamente usado para o golpe descobrir que também foi vítima e tomar as medidas para barrar os processos.

Consulte o tempo de se existência do CNPJ no site da Receita Feredal do Brasil, se for um cadastro recente, desconfie e prefira pagar mais caro em um site mais confiável.
Ainda sobre o cadastro, certifique-se que o dono do CNPJ realmente é o dono da loja virtual, alguns estelionatários divulgam cadastro de terceiros em suas lojas falsas. Já ví casos em que a empresa verdadeira nem site tinha, mas já existia uma loja virtual falsa com o nome e CNPJ dele sendo usados para golpe. Na dúvida, ligue para o telefone de contato oficial da loja ou para o telefone que consta no cartão de CNPJ.
Conclusão. Posso comprar de sites confiáveis?
Não é preciso ter medo de comprar pela internet, mas é preciso tanto cuidado quanto aquele que se deve ter em grandes centros como a 25 de março em São Paulo.
Estelionatários existem desde que existe comércio e, assim como empresas sérias utiliza-se da internet para redução de custos e aumentos de vendas, os estelionatários também se aproveitam das facilidades da tecnologia para aumentar seus ganhos e fazer vítimas.
Sites confiáveis existem aos montes, desde sites recentes a sites já consagrados, mas cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
[mautic type=”form” id=”3″]