O ataque com vírus ramsoware ocorreu nesta sexta-feira, 27/08/2021. Prefeitura está com serviços parados
Vírus ransoware
Depois dos ataques à JBS friboi e às lojas Renner dessa vez foi a vez da prefeitura do município de Taboão da Serra ser vítima de ataque de um vírus do tipo Ransoware.
Este vírus sequestra dados dos computadores afetados e pede resgate desses dados por cryptomoedas.
Até o momentos a prefeitura não divulgou o valor pedido como resgate.
Nota Oficial
Em nota oficial a prefeitura informa que os servidores principal e backup foram afetados pelo ataque e por este motivo a central de atendimento ao cidadão ( Cidadão atende) e o hotsite Atende Online estão temporariamente indisponíveis.
A prefeitura informa também que a secretaria de assuntos jurídicos (DAJ) e o departamento de tecnologia da informação e comunicação (DTIC) já comunicaram os orgãos competentes e estão lavrando boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de polícia de Taboão da Serra.
A Prefeitura de Taboão da Serra está totalmente mobilizada para a restabelecer o funcionamento dos sistemas com a maior brevidade possível e logo mais voltar à normalidade.
Defesa
Como já citamos anteriormente no artigo sobre as Lojas Renner Há diversas formas de se defender do ataque de vírus ransoware, no entanto o cuidado pessoal é essencial.
Nunca abra arquivos de pessoas desconhecidas nem arquivos suspeitos. Hacker são bons em lhe fazer ficar curioso e dessa forma chegam ao objetivo.
A principal forma é utilizando um bom antivírus, no entanto esta medida isoladamente não é completamente eficiente e deve ser combinada com backups.
Vírus Ransoware são muito agressivos e depois que o ataque é realizado a única medida possível é recorrer a backups previamente realizados ou pagar o resgate pedido pelos hackers.